segunda-feira, 30 de maio de 2011

Crônica e conto - Onde está a diferença?

É muito comum confundir-se na hora de distinguir conto de crônica. Aos olhos despercebidos e apressados, as duas são a mesma coisa. Porém, existem peculiaridades que tornam evidente a diferença entre os dois gêneros.

A crônica difere do conto principalmente no que tange à veracidade do que foi narrado. A crônica aborda fatos, e o que acontece no dia-a-dia do autor é a principal fonte da criação do texto.

O conto é mais despreocupado, não precisa ter tempo nem espaço definidos, e pode ser fruto da imaginação do autor apresentando muitas vezes o elemento fantástico, situações pouco prováveis na vida real.

Quanto ao fato de algumas crônicas apresentarem a voz do próprio autor, o escritor Affonso Romano de Sant’anna afirma que o cronista “ pode e deve falar na primeira pessoa sem envergonhar-se”. E afirma ainda que o “eu” do cronista assemelha-se ao do poeta, pois tem utilidade pública (SANT’ANNA, Affonso Romano de. In: Porta de colégio e outras crônicas. São Paulo: Ática, 1995,p. 4.).

Só para deixar mais claro: A crônica oscila entre literatura e jornalismo, é geralmente escrita ás pressas, trata de algum momento do cotidiano de quem a escreveu, tendo claro um toque pessoal do autor. Já o conto é mais fechado , apresentando um só conflito ou ação, sem preocupação com tempo, espaço, ou mesmo constatar a veracidade do que foi apresentado na história.

até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário